quinta-feira, 5 de março de 2015


SANTA SARA KALI

Um fato que chama a atenção para a provável origem indiana do povo cigano, é a santa por quem nutrem o mais devotado amor e respeito, chamada Santa Sara Kali.

Kali é uma divindade conhecida no hinduísmo como uma grande deusa, a espansão da Deusa Mãe. Kali Maa é reverenciada com muita devoção pelo povo hindu. Ela é a Alma Mater, a Sombra da Morte, e uma deusa justa, que não faz distinção entre rico ou pobre, branco ou negro, brahmane ou dhalit. Sua pele é negra tal como Shiva, uma das pessoas do Maha Tatwa, a Trindade Divina Hindu (Brahma, Vishu e Shiva).
Para os ciganos, Sara, santa venerada, possui a pele negra, daí ser conhecida como Sara Kali, a negra. Ela distribui bênçãos ao povo, patrocina a família, os acampamentos, os alimentos e também tem força destruidora, aniquilando os poderes negativos e os malefícios que possam assolar a nação cigana.Alguns estudiosos acham a tradução de Kali como a negra não correta, escrevendo inclusive Kali com C (Cali) e não com K e preferem Sara, a cigana, fato que de certa forma pode expressar o preconceito racial (a verdadeira Santa Sara, tinha a pele negra), uma vez que no povo cigano não há negros, ou sob outro ângulo, desconhecimento de todo o aparato místico e do poder que envolve a deusa Kali dos indianos.

Versão associada à influência cristã:

Santa Sara Cali está presente em toda tenda cigana, com sua tradicional veste azul-ceu e o rosto negro.
A lenda nos conta que os inimigos do Nazareno, que naquela época nao eram poucos, condenaram por diversas artimanhas as três Marias - Maria Madalena, Maria Jacobé (mãe de Tiago menor) e Maria salomé (mãe de São João). elas deveriam ser lançadas ao mar, numa barca sem remos ou provisões, acompanhadas tão somente de uma das escravas de José de Arimatéia, Sara, a Cali (cali, em ramanishi, quer dizer "negra").

Esse barco teria miraculosamente aportado numa praia próxima á foz do rio Petitrhône, onde hoje se encontra a igreja de Saintes Marie de La Mer (Santas Marias Vindas do Mar), um lugar de peregrinação e de culto não só para os ciganos, mas para os franceses também. Esse culto não é para as três Marias, e sim para Sara Cali, que foi quem converteu os ciganos ao cristianismo.

Das Marias, a história não guarda vestígios ou mesmo seus destinos, mas quanto a Sara, dizem que ela foi cuidada pelo povo cigano e o ajudou a tornar-se muito unidos e a desenvolver-se como povo e como cultura. Ensinando ao povo o respeito ao próximo e à família, a união entre os irmãos, as maneiras como as mulheres e os varões deveriam se comportar. Além de dar-lhes as boas novas do Messias, o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário